5 coisas para se evitar no inverno
Por: Gramas Guarujá - 25 de Agosto de 2024
Primavera, Verão, Outono, Inverno. Estamos no começo da estação mais fria do ano. A época do ano onde o combo Netflix + Coberta faz mais sucesso e todo mundo quer mais é ficar quietinho. E, nesse sentido, a natureza também é muito sábia e meio que funciona de forma parecida com os humanos. Nesse texto, vamos discorrer sobre 5 coisas para se evitar no inverno com relação ao gramado. Vem comigo!
A natureza é, de fato, sábia
Tenho certeza que você já se pegou pensando em como as coisas acontecem na natureza – e a resposta não poderia ser mais banal: é natural. Os animais hibernam no inverno, um mecanismo de defesa do corpo, com as plantas acontece algo semelhante.
1. Não aplique muitos fertilizantes
Durante o inverno, as plantas reagem de forma mais lenta – e em alguns casos chegam até a dormir. Isso é normal. Aplicar muitos fertilizantes não é necessário. O ideal, na verdade, é reduzir a aplicação pela metade. Além disso, você economiza dinheiro e preserva o ambiente.
2. Não precisa aumentar a quantidade de água
As pessoas podem achar que no inverno as plantas precisam de mais água. Mas a realidade é que durante essa época do ano, a necessidade hídrica das plantas é reduzida. Isso acontece porque seu metabolismo diminui. No caso de gramados, mantenha o fluxo normal de irrigação.
3. Não cubra o gramado com terra
Gente… não cubra o gramado com terra. Eu sei, tem muito jardineiro que dá essa dica. Mas ela não é correta. A terra pode se transformar em lama facilmente, pois prejudica a drenagem. O ideal, nesse caso, é fazer uma mistura de areia com composto vegetal fino. É algo mais leve, mas que fornece um cobertor que vai proteger o gramado do frio sem prejudicá-lo.
4. Não esqueça de limpar o gramado
Acho que dizer, nessa altura do campeonato, que não dá pra abandonar o gramado no frio é chover no molhado, certo? Limpar o gramado, retirar detritos e sujeiras que podem impedir o desenvolvimento correto da grama é essencial.
5. Não esqueça de cortar a grama
Geralmente, a grama cresce menos durante o inverno e é compreensível que as pessoas se esqueçam de fazer a poda. Mas é muito importante que o processo seja feito de forma regular e ainda mais antes de o clima ficar muito frio e úmido. Isso evita que ele fique com aquele aspecto queimado. Mas, de fato, a periodicidade da poda pode aumentar sem problemas.
Noves fora, o essencial no inverno é manter todo o cuidado que você já tem com o gramado – e adequá-lo à nova estação. Por isso, não se acanhe na hora de fazer um pequeno planejamento para o período. É simples, e no final, você vai ficar mais feliz com a saúde das folhas.
/https://www.gramasguaruja.com.br/dicas/sera-que-o-gramado-perfeito-existe/