6 dicas para ter um gramado bonito no quintal
Por: Gramas Guarujá - 25 de Agosto de 2024
Se o ditado A grama do vizinho é sempre mais verde faz sentido quanto ao quintal dele, bem, hoje é dia de mudarmos esta verdade juntos. Afinal, se você mora em uma média ou grande cidade e tem a sorte de ter à disposição um quintal todo para você, por que não deixar esta situação ainda mais perfeita com a presença de uma linda e verdejante grama? Se esta é a sua vontade, então este artigo será perfeito para você.
Ter um bom gramado em casa, apesar de não ser algo fácil, é extremamente recompensador. A grama, como ponto estético, traz uma sensação de acolhimento perfeito ao lar. Com ela, o toque natural fica amplo e evidente, por isso, pense em uma boa jardinagem de acompanhamento para valorizar o imóvel.
Para quem tem animais domésticos, a presença de gramado no quintal também é uma ótima escolha, pois, naturalmente, gatos ou cachorros tendem a escolher espaços com terra para enterrarem suas necessidades. Ainda, neste caso, a limpeza do gramado poderá ser fácil, evitando mau cheiros, já que atua na absorção rápida de elementos orgânicos.
Para a família, a presença do jardim gramado pode trazer momentos de conforto e relaxamento completo. Afinal, a presença de uma boa rede próxima ao gramado, com o vento suave soprando no rosto, pode ser tudo o que você precisa para ter um descanso pleno e ótimos sonhos. Piscinas, banhos de mangueira e brincadeiras refrescantes são as coisas que fazem as crianças amarem este tipo de espaço.
E para que você possa adicionar um ótimo gramado em sua casa, sem se preocupar com o vizinho, iremos trazer algumas dicas sobre como você pode cultivar um belo gramado em seu quintal. São dicas que vão desde a plantação, passando pelos cuidados rotineiros, até a aparagem da grama. Seguindo estes passos e contando com a ajuda de um bom profissional paisagista, os resultados no seu quintal serão perfeitos!
Escolha do tipo
Uma série de fatores implicam na escolha do tipo de grama para o seu lar. Clima, tipo de solo e luminosidade são alguns destes fatores, além, claro da definição do uso de gramado – se para passeio constante ou apenas ornamentação do espaço. No Brasil, as espécies mais procuradas são a Grama Esmeralda, São Carlos e Santo Agostinho, sendo que, entre estas, a mais popular é a Grama Esmeralda, que apresenta folhas menores, o que confere um visual mais delicado ao quintal, além de ser ótima para a utilização em passeios.
Plantio
Seja a partir de sementes ou através da implantação de placas, o plantio de gramas deve ser feito especialmente durante os períodos de chuva. A terra deve ser devidamente preparada sem a presença de pedras ou pedaços de madeira, para que isto seja feito e, também, o solo seja nivelado de forma correta, a utilização de ancinhos e enxadas pode servir perfeitamente. Tenha o cuidado de observar os pontos onde há acúmulo de água e complete estes pontos com terra para evitar o apodrecimento das raízes.
Rega
Para que o gramado cresça forte e tenha uma aparência sempre verdinha e saudável, o ideal é que a rega seja diária – por isso, explica-se a preferência pelo plantio em períodos chuvosos. Se você não tem a possibilidade de optar por um sistema de irrigação, utilize uma mangueira para que toda a extensão do gramado seja alcançada. No entanto, lembre-se de que estamos em períodos com escassez de água e, se possível, prefira a água de reuso para uma melhor drenagem no local. Desta forma, você mantém um gramado perfeito e ainda economiza nas contas mensais.
Fertilização
A fertilização deve ser feita idealmente após 6 meses no caso do plantio através de sementes. Após isto, o ideal é que a a fertilização seja feita anualmente. Você poderá encontrar produtos específicos para este fim em casa especializadas. Assim como a fertilização, a utilização de produtos que protegem as plantas da presença de insetos e outros fatores climáticos devem ser devidamente utilizados. Para um resultado eficaz, não deixe de consultar um bom profissional paisagista.
Aparando
Essencial para a boa aparência do gramado, a poda deve ser realizada conforme períodos torrenciais. Em épocas de chuvas constantes, o gramado crescerá com maior rapidez, pedindo a poda quinzenal do local. Já nos períodos de seca, o gramado tenderá a crescer mais vagarosamente, permitindo um intervalo maior entre as podas. Lembre-se de que cada espécie de grama pede um corte ideal na altura. Por isso, lembre-se de verificar esta informação no momento em que comprar sua grama. Em todos os casos, lembre-se de não deixar a grama crescer mais do que 7 cm. de altura. Isto poderá dar um aspecto de secura para o gramado.
Limpeza
Por fim, fique sempre atento com a limpeza de seu gramado. Manter ele livre da presença de folhas secas e outros tipos de sujeiras é ideal para que o crescimento seja forte e uniforme, permitindo uma aparência saudável ao espaço. Lembre-se de fazer isto rotineiramente com a ajuda de um bom ancinho e materiais para jardinagem.
Consulte www.gramasguaruja.com.br ou telefone para (34) 99875-4900 (Minas Gerais) ou (63) 3374-1407 / (63) 8114-2449 (Tocantins)