Como preparar o terreno para a grama
Por: Gramas Guarujá - 25 de Agosto de 2024
Preparar o terreno para receber a grama é o próximo passo depois de adquiri-la. E é um passo tão importante quanto o primeiro. O terreno precisa estar nas condições ideais para que o gramado possa se desenvolver com excelência. Nesse texto, nós vamos te mostrar os pontos principais para deixar o seu terreno nos trinques para o plantio.
Vem comigo!
Livre-se dos detritos
Esse é o primeiro passo. É preciso se livrar de pedras, galhos, restos de material de construção ou qualquer outro tipo de objeto que esteja no terreno. Isso é preponderante, pois esses detritos podem influenciar o processo, obstruindo a germinação e atrapalhando o enraizamento. Isso pode acarretar em uma performance insatisfatória do gramado.
Inclusive, se você for realizar algum serviço na área – ou mesmo perto dela – o ideal é que faça isso antes da limpeza do terreno.
Nivele o terreno
Existem vários detalhes que precisam de atenção. Um deles é saber quais são as condições em que se encontra o terreno. Esse passo é necessário pois muitas vezes é preciso nivelar o terreno para a instalação dos tapetes de grama. É muito importante que ele esteja uniforme.
Para fazer isso, use as ferramentas que você tiver disponíveis. Enxada, pá e rastelo são comumente usados para essa finalidade. Porém, é bom tomar cuidado. O terreno precisa ficar uniforme, mas não afofado, pois isso implicará em uma estética ruim do gramado. A água também é um grande aliado na hora de compactar o terreno.
Uso de venenos no solo
É muito comum, na hora da preparação do terreno, a utilização de venenos. Isso acontece porque um dos pontos que devem ser levados em consideração é se livrar de matos e pragas pré-existentes. Isso compromete a qualidade e o desempenho dos tapetes.
Por isso, na hora de usar herbicidas é necessário aguardar alguns dias para a instalação do gramado – nesse caso, é importante verificar o efeito de duração do produto usado.
A terra
Muita gente se pergunta se a terra que está no terreno influencia no desenvolvimento do gramado. A resposta é sim.
A melhor terra para a instalação é a argilosa. Mas, fique tranquilo: a grama esmeralda tem bons resultados na terra vermelha e até na areia.
Mas, claro, existem também contra-indicações. Por ser muito fértil, a terra preta está mais suscetível à proliferação de pragas, por isso não é aconselhável. E o cascalho também não dá bons resultados.
Irrigue
Por último, mas não menos importante. Talvez, até, mais importante. Depois de passar por todas as etapas descritas acima, você precisa irrigar o terreno para receber a grama nova. A quantidade de água necessária vai depender do tipo de terra e do lugar. Quanto mais úmido for o lugar, menos água o solo vai precisar.
Agora sim. Seu solo está pronto para receber os tapetes. E, com isso, vem um último conselho: não demore para fazer a instalação. O ideal é que a instalação seja feita logo após o preparo do solo estar completo. Demorar demais significa deixar o solo à mercê do tempo e o preparo feito pode acabar sendo desperdiçado.
Como preparar o terreno para a grama
Agora que você já conhece os passos necessários para preparar o terreno, não custa nada te lembrar de uma equação importante – uma que vai fazer toda a diferença no resultado final.
Grama excelente mais terreno excelente mais irrigação correta tem como resultado um gramado perfeito. E se é isso o que você procura, eu só tenho mais uma coisa pra te dizer: mão na massa!