Será que o gramado perfeito existe?
Por: Gramas Guarujá - 25 de Agosto de 2024
Não adianta negar – o sonho de consumo de todo mundo que tem um jardim ou uma área verde é que o gramado esteja sempre perfeito. Claro, sonhar não custa nada e falar é fácil. Mas será que é difícil mesmo fazer?
Nesse texto você vai descobrir que com alguns cuidados básicos, ter aquele gramado estilo capa de revista não é tão complicado assim. Sigam-me os bons, como diria Chapolin Colorado.
Cuidados básicos – e clássicos
A terra precisa ser boa. O terreno precisa ser bem preparado. A irrigação precisa ser feita de forma frequente e a abubação precisa acontecer sempre que se sentir que a grama está enfraquecendo. Combata as pragas de maneira eficiente. Faça a poda em intervalos programados. Não plante os tapetes distantes uns dos outros.
Eu sei o que você deve estar pensando: isso é básico. Tudo isso (ou quase), você já leu em outros textos aqui no blog. Mas lembrar do básico nunca é demais.
Dito isso, existem algumas outras coisas que podem ser feitas e que também são de suma importância para se alcançar o tão sonhado gramado perfeito.
https://www.gramasguaruja.com.br/dicas/como-preparar-o-terreno-para-grama/
Não plante na sombra
Um dos erros mais comuns é fazer o plantio em uma área sombreada. Grama esmeralda – ou mesmo grama em geral – gosta de sol. Ela exige um tempo mínimo com incidência de luz para se manterem saudáveis. Esse número, em geral, é de 6 horas por dia.
Por isso, nessa hora é muito importante conhecer o seu próprio terreno. Se a área onde você pretende plantar recebe uma quantidade de luz solar suficiente por dia, até vale a tentativa. Mas plantar em áreas que não recebem o sol necessário é desaconselhado, levando a grama a perder cor, ter um aspecto menos saudável e propenso a falhas.
https://www.gramasguaruja.com.br/dicas/grama-esmeralda-o-melhor-investimento/
Aeração é fundamental
De tempos em tempos é necessário fazer com que o seu gramado ‘respire’. Por isso, é fundamental fazer pequenas perfurações no solo para descompactá-lo e fazer com que ele ‘troque’ nutrientes. A esse processo damos o nome de Aeração.
Ele é altamente recomendado, principalmente em áreas de grande circulação. O melhor momento para entrar com esse processo é quando o gramado estiver em sua época de melhor florescer.
Não menospreze o solo
As características físicas do solo são muito importantes para o desenvolvimento do gramado. E além disso é sempre necessário ficar de olho na acidez da terra. O PH é o que nos indica o grau de saúde do solo. A escala vai do 0 (mais ácido) ao 14 (mais alcalino). E isso pode significar vida e morte para a grama.
No caso da grama esmeralda – e da maioria das gramíneas – o número ideal nessa escala para que ela tenha um bom desenvolvimento é entre 5,5 e 6,5, o mais neutro possível.
Caso você verifique que o seu terreno esteja ácido, entre em contato com um especialista para resolver o problema.
Gramado Perfeito existe
Gramado perfeito não é lenda, não, viu, gente? E perfeito com P maiúsculo. Mas tem que cuidar! E percebeu como que com dicas simples ele fica cada vez mais ao seu alcance? Por isso, chegou a hora de colocar tudo em prática!